sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Um deus à minha imagem, fraco

Deuses onipotentes, mas limitados pelas próprias leis ou, em última análise, confinados às escolhas humanas, já não me seduzem mais. Perderam o encanto, assim como os contos de fadas, que, embora confortantes e sedutores, deixaram de ter o mesmo apelo após certa idade. O que quero hoje é um deus fraco. Capaz de chorar comigo pelo que não deu certo. Ou, talvez, de lamentar o triste acaso, as derrotas, os infortúnios, as mesmices de cada dia. Não acredito mais nesses superdeuses, porque - na verdade - poucas coisas nesta vida são "super". A maior parte delas é opaca, sem cor, sem sal. E não me sinto reconfortado por saber que um deus infinitamente poderoso nos abandonou à própria sorte, presos às paixões do ego, fadados ao esforço mental de vislumbrar um suposto futuro em ruas de ouro. Sim, eu sei que há uma poética envolvida em tudo isso e que, provavelmente, essa seja de fato a essência humana: de incertezas, de inconstâncias e de esperanças. Todavia, é justamente essa fraqueza humana que me faz querer alguém como eu, que seja realmente à minha imagem. Um deus fraco. Que me console pelo ombro amigo e pelo choro mútuo, jamais pelos poderes milagrosos ou pelas promessas de um paraíso perfeito.

Gustavo Miranda
   

Um comentário:

  1. Eu achei um bom amigo, Jesus o salvador, o escolhido dos milhares para mim. Ele é bem fraco, foi açoitado, mesmo tendo todo o poder Ele se entregou, morreu uma morte humilhante e vergonhosa. Ele me ensina que estando fraco e que estou forte, o seu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Bem fraco... não fico me lamentando se a vida difícil, meu Deus enfrentou coisas piores exatamente para me consolar. Não existe choro que Ele não tenha chorado. Não vejo problema em ter um Deus poderoso que me promete um bom lugar em seu reino. um abraço Gustavo, muito bom seu texto, vou usa-lo para ministrar numa reunião logo mais, se me permite. rsrs

    ResponderExcluir