terça-feira, 31 de dezembro de 2013
Mudança de endereço
Mudei de endereço. Agora estou em www.gustavomiranda.com.
Ou http://gustavomirandablog.wordpress.com.
Vejo vocês lá!
Gustavo Miranda
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Silêncio
Gustavo Miranda
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
O mundo precisa de gente normal!
Gustavo Miranda
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
Cuidado na hora do "basta"
Gustavo Miranda
terça-feira, 22 de outubro de 2013
O lado B
Gustavo Miranda
domingo, 13 de outubro de 2013
Dia das Crianças
Gustavo Miranda
sábado, 5 de outubro de 2013
Algo mágico
Gustavo Miranda
quinta-feira, 25 de julho de 2013
Aprendi
Gustavo Miranda
quarta-feira, 3 de julho de 2013
Uma concepção equivocada da escola
Gustavo Miranda
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Fome
Gustavo Miranda
sexta-feira, 28 de junho de 2013
A mobília da mente
Mexer na mobília de casa é algo desafiador, e não é todo mundo que gosta. Pior ainda é mexer na "mobília" da mente, trocando as coisas de lugar, mudando opiniões, realocando ideias, reinterpretando sentimentos, quebrando preconceitos, enfim, substituindo o velho pelo novo. Aí, de vez em quando, bate a mesma sensação que temos com as coisas físicas: o abajur antigo já não ilumina tanto, mas dá dó desfazer-se dele; o pequeno armário embutido já não é prático o bastante, porém, dá trabalho trocá-lo por outro. E é assim que vamos entulhando nossa mente com coisas que serviram um dia, mas já não servem mais. É que, embora fundamental, não é fácil trocar o certo pelo desconhecido.
Gustavo Miranda
sexta-feira, 19 de abril de 2013
Pensamentos e Atitudes
É um equívoco pensar que alguém seja capaz de mudar suas próprias ações e atitudes sem, primeiramente, mudar os pensamentos, as concepções de vida e, por consequência, os significados de tudo o que acontece ao redor. Na verdade, as ações nada mais são que a concretização de algo que existe na mente. E é por isso que hoje, mais do que em qualquer época, faz muito sentido falar em "saúde mental e espiritual". Se o psicológico está bem, as atitudes são irrepreensíveis.
Gustavo Miranda
quarta-feira, 10 de abril de 2013
O caso "Feliciano"
Parece-me que, de fato, a algazarra não é a respeito das opiniões dele, que - aliás - podem e devem continuar sendo espalhadas dentro dos círculos que aderem às suas ideias. A preocupação, na verdade, é que agora essas "opiniões" podem ganhar uma chancela política nacional, no sentido de uma prática que pode impor barreiras a cidadãos que não professam a mesma fé que ele. Se isso acontecer (e espera-se que aconteça em breve), temos então configurado um "crime". Por enquanto, não aconteceu (até porque de bobo ele não tem nada). Mas enfim... aguardemos!
Gustavo Miranda
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Questão existencial
Gustavo Miranda
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Os poderosos e a educação
A verdade é que, por várias razões, os poderosos tratam a educação com certo desprezo. A principal, talvez, seja a relação existente entre educação e transformação social, visto que a partir desse pressuposto fica mais ou menos óbvio, assumindo aqui que é impraticável definir educação de outro modo, ou seja, sem esse aspecto transformador e certamente libertador (segundo Paulo Freire), que tal transformação só interessa mesmo à grande massa que se encontra abaixo dos privilégios das camadas dominantes. Isso, na verdade, implica algumas coisas, dentre as quais vale destacar uma: dificilmente, a educação será melhorada pelos detentores de poder. A não ser num aspecto específico e conveniente: o da conservação da sociedade.
Gustavo Miranda
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
As coisas como realmente são
Gustavo Miranda
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Fluidez
Diversidade
Gustavo Miranda
domingo, 17 de fevereiro de 2013
Ausência
Esses mais de 30 dias sem minha mãe têm sido dolorosos demais, mas ao mesmo tempo têm me ensinado muito também. Em primeiro lugar, a aceitar que a vida é constituída de momentos; e, claro, que os momentos passam, sejam eles bons ou ruins. Em segundo (um desdobramento dessa primeira ideia), a dar valor ao presente, às pessoas ao redor, aos momentos singulares que, vez ou outra, adornam nossa existência. A vida é isso. É dor. É alegria. É tudo misturado, às vezes tudo de uma vez só. Enfim. A ausência é um tema bem presente na vida de qualquer um. E dói. Dói muito.
Gustavo Miranda